Cânion do Itaimbezinho

Cânion do Itaimbezinho em Cambará do Sul

03/12/2017

No início da minha programação para Gramado, uma coisa eu tive certeza logo que comecei a fazer o roteiro: o tempo não seria suficiente para ver tudo o que a cidade tem a oferecer. O que não falta em Gramado é atração, tem de tudo! Tem passeio para todos os gostos. Ao fazer o roteiro, você pode optar por:

  • fazer boas comprinhas: jaquetas de couro, sapatos e chocolates são ótimas pedidas;
  • bater perna por suas ruas incluindo a Rua Coberta, até cansar;
  • conhecer a cidade vizinha chamada Canela;
  • Aproveitar e dar uma pulo no Vale dos Vinhedos, ou se preferir, passar uns 2 ou 3 dias por lá;
  • Fazer o tradicional passeio de Maria Fumaça;
  • Conhecer a cidade através do tour Bustour;

Foi difícil escolher o que fazer nos dias que fiquei na cidade, mas aceitei que não conseguiria ver tudo e priorizei aquilo que acreditava ser mais interessante no momento. Foi assim que incluí o passeio do Cânion do Itaimbezinho na minha lista.

Que tal ler:  "Como surgiu a ideia de visitar Gramado em pleno Natal Luz"

Onde fica o Cânion do Itaimbezinho 

O Cânion do Itaimbezinho é considerado não só a principal atração do Parque Nacional dos Aparados da Serra, mas também o maior cânion da América Latina. Fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cerca de 115 km de Gramado, levando em média 2 horas de carro. 

Cânion do Itaimbezinho

Quer saber mais sobre o Cânion do Itaimbezinho? Clique aqui e acesse a página do parque.

Como foi o passeio ao Cânion do Itaimbezinho

A van passou na Pousada que eu estava hospedada no horário combinado (9:00 da manhã), e na sequência em outros hotéis para pegar o restante do grupo. O motorista de nome Marquinhos foi solícito e atencioso desde o primeiro momento. Fui no banco da frente para aproveitar e conversar sobre a cidade.

A grande distância do centro de Gramado ao parque, sem dúvida alguma, é um ponto negativo para ser avaliado por quem deseja visitar o cânion. Os últimos 18 quilômetros são de estrada de chão, e é preciso ter cautela e paciência. Nada que a vista não compense mais tarde. Pense nisso quando estiver querendo desistir do passeio.

Após 2 horas e meia, chegamos ao tão esperado Parque. Há duas trilhas para serem percorridas por lá: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo.

Cânion Itaimbezinho

A Trilha do Vértice é uma trilha curta próxima a borda do cânion, possui apenas 1,5 km de extensão. Já a Trilha do Cotovelo é para os fortes, 6 km de extensão. A maior parte do trajeto é percorrida por uma antiga estrada de terra do parque e o restante do caminho é feito pela borda do Cânion. Para facilitar a caminhada, use roupas leves e confortáveis e claro, um bom tênis. Não deixe de passar protetor solar e lembre de levar boné e repelente. Recomendo levar ao menos 2 garrafas de água por pessoa. 

Cânion ItaimbezinhoFiz as 2 trilhas e gostei bastante. Curti as duas, mas se puder ir em uma apenas, aconselho a menor. 

Cânion Itaimbezinho

Depois da trilha mais longa, que levamos cerca de 2 horas ao todo, era o momento do pic nic. Estava incluso no valor do passeio a parada para um pequeno lanche. Havia suco, água, refrigerante, 2 tipos de frutas (banana e maçã), bolo e um sanduíche. Pelo que observei quando naveguei pelo site do Turismo Gramado, há um outro Tour para o Itaimbezinho com almoço incluso. Claro que nesse caso, o valor é mais alto. 

Ficou interessada em fazer o passeio ao Cânion do Itaimbezinho + Pic Nic? Clique no link a seguir, consulte o preço e verifique se há disponibilidade na data desejada.

Quero deixar registrado o meu agradecimento a Turismo Gramado pelo convite. Ainda quero reforçar a você leitor, que só publico a minha experiência real, sendo ela relatada de forma transparente. Tenho consciência da importância do papel e influência que um conteúdo digital tem na decisão de fechar qualquer serviço para a sua viagem e isso é levado a sério por aqui.


Está planejando sua viagem?

Reserve com o link do blog e ajude o Cheap Trip a permanecer no ar! Você não será cobrado a mais por isso e ainda contribuirá para que consigamos produzir cada vez mais conteúdo de qualidade.

  • Passagem Aérea – Compre sua passagem pelo link a seguir. O blog possui muitos afiliados e tenho certeza que um dos buscadores ou companhias aéreas encontrará o melhor preço para você:

           Buscadores: Last MinuteMomondo , ViajanetVoopter

           Companhia Aérea: Azul, Latam, Qatar e Klm

  • Hotel – . Observe as vantagens de cada um e opte pelo que melhor te atender no momento da sua reserva. O Booking na maioria das vezes tem o menor preço, a opção de cancelamento grátis e pagamento diretamente no hotel. O Hoteis.com normalmente permite o parcelamento em 10x sem juros, e pagamento em real, o que pode ser interessante se o seu hotel for fora do Brasil, assim você pode parcelar antes e ir pagando em real. O Priceline das tres opções é a mais diferente e arriscada, aqui é possível dar lances.  Mas antes de se aventurar é preciso conhecer mais sobre o seu funcionamento. Recomendo fortemente para hospedagem nos EUA, mas fique atento pois em caso de cancelamento, não há reembolso.

           Reserve seu hotel pelo: Booking, Hotéis.com ou Priceline

  • Seguro Viagem –  Fique atento ao seguro viagem, este é obrigatório na Europa e extremamente recomendado nos EUA. As despesas de saúde em determinados países é exorbitante e neste caso é melhor estar precavido. Faça uma simulação, clicando aqui.
    Previous Post Next Post

    You may also like

    Leave a Reply