Viajar para Trancoso gastando pouco

8
834
Praia em Trancoso - Viajar para Trancoso gastando pouco
Praia em Trancoso

Trancoso é um pequeno pedaço de paraíso localizado no sul da Bahia. E, ao contrário do que possa parecer, dá para viajar para Trancoso gastando pouco e aproveitar o que há de  melhor nesse paraíso.

Como tudo começou…

O cenário paradisíaco foi descoberto em 1500, quando os padres jesuítas desembarcaram no local para catequizar os índios. Na década de 70, Trancoso foi refúgio de um grupo de hippies, permanecendo intocado até o boom do turismo, em meados dos anos 90. De lá para cá, Trancoso recebeu infraestrutura, sem perder seu charme único.

Quadrado em Trancoso
Um paraíso chamado “Quadrado”

Quem planeja viajar para Trancoso gastando pouco, deve conhecer o vilarejo na baixa temporada, beneficiando-se dessa forma das tarifas amigáveis das pousadas. Outra sugestão para gastar pouco por lá, é aproveitar suas praias: primeiro porque são lindíssimas, segundo porque o acesso é gratuito, e você só paga se consumir alguma coisa nas barracas ou restaurantes. Mas fique atento, muitos estabelecimentos cobram uma “consumação mínima”, antes de se acomodar, certifique-se para evitar surpresas.

Praia dos Coqueiros - Viajar para Trancoso gastando pouco
Uma massagem relaxante com a querida Silvana

Em Trancoso, durante o dia, o programa ideal com toda a certeza é ir as praias da região. Já a noite, a melhor alternativa é curtir o centrinho do povoado, conhecido como o famoso Quadrado. É ali onde tudo acontece, há várias opções de bares, restaurantes e lojas de artesanatos. Mesmo que boa parte do agito por ali seja noturno, não deixe de separar algumas horas de luz solar para uma rápida visita a Praça São João Batista, a fim de ver e fotografar o colorido de suas casas.

Como chegar a Trancoso

Trancoso é um distrito do município de Porto Seguro, por isso, a melhor alternativa para quem chega de avião é desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro. Se estiver pensando em comprar uma passagem para Salvador atenção, este fica a aproximadamente 700 km de distância.

Há diversas maneiras de chegar a Trancoso.

Balsa Porto Seguro para Arraial D'Ajuda
Balsa que faz o trajeto Porto Seguro/Arraial D’Ajuda

Estando no aeroporto de Porto Seguro é possível continuar a viagem:

  • De carro: Sem dúvida alguma, a forma mais cômoda é alugar um carro, assim terá mais liberdade e autonomia.
  • De transfer: fechar um traslado desde o aeroporto ao vilarejo pode ser uma opção para os que prezam o conforto e a tranquilidade. Chegando ao aeroporto não precisará se preocupar com nada, só olhar a plaquinha buscando o seu nome e pronto.
  • De táxi + balsa + van (se estiver com a grana curta, esta é a melhor opção).

Como chegar em Trancoso sem carro – Saiba mais clicando aqui

Quando ir a Trancoso

Trancoso é para todos os gostos: quem gosta de agito deve conhecer o povoado no réveillon ou durante o verão. Já quem opta pelo descanso,pode ir fora de temporada para encontrar o lugar mais tranquilo. Quanto ao clima, os meses em que menos chove por lá são agosto e setembro. Março, abril e maio são os meses com mais probabilidade de chuvas.

Quer dica de hospedagem em Trancoso? Confira como foi a minha experiência na Pousada Calypso.

Review da Pousada Calypso em Trancoso

Aproveite para reservar uma pousada com ótimo preço e garanta sua viagem já:


Booking.com

O que fazer em Trancoso gastando pouco

Uma coisa é verdade: o pequeno povoado pode parecer rústico, mas tem de tudo, desde bons hotéis a ótimos restaurantes. Por lá, o turista não encontrará terá dificuldades quanto ao que fazer durante sua estadia.

Um dos ícones do Quadrado é a Igreja de São João Batista, que foi construída em 1656.

Igreja de Trancoso - Viajar para Trancoso gastando pouco
Igrejinha mais que charmosa

A igreja está localizada estrategicamente de costas para o mar, então, qualquer foto que se tire é possível conferir o contraste entre a Igreja branca, o jardim e o mar, possibilitando um enquadramento paradisíaco. Logo atrás há um pequeno mirante, que dá vista para as lindas praias de: Nativos e Coqueiros.

As praias de Trancoso: quais vale a pena conhecer

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos é a que fica mais próxima do Quadrado. Para conhecê-la, basta descer as falésias e caminhar um pouco a pé.

Praia dos Nativos - Viajar para Trancoso gastando pouco
Praia dos Nativos

Por possuir uma extensa faixa de areia, os melhores hotéis de frente para o mar estão localizados nessa praia.

Praia dos Coqueiros

Na maré baixa, piscinas naturais se formam na Praia dos Coqueiros, tornando o lugar ainda mais surpreendente. O acesso também é bastante fácil desde o Quadrado, basta descer uma ruazinha. Essa é a praia com mais infraestrutura da região. Aqui você encontra os famosos: Café de la Musique e UXUA Beach Bar.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho já foi considerada uma das mais bonitas do Brasil pelo The Telegraph e The Guardian. Rodeada por falésias e mar azul, a praia é exuberante, com toda a certeza  vale a visita. Eu simplesmente, APAIXONEI!

Praia do Espelho - Viajar para Trancoso gastando pouco
Praia do Espelho

Conhecer Trancoso é se encantar pela natureza do local. Esse vilarejo consegue unir muito bem, o charme e o rústico, em perfeita harmonia. Tudo isso sem contar que viajar gastando pouco em Trancoso é possível sim, embora o melhor da região ainda seja de graça: aproveitar suas praias e curtir o ambiente.

PLANEJE SUA VIAGEM AQUI

Faça a sua cotação agora mesmo e faça acontecer aquela viagem que você sempre sonhou. Planeje sua viagem usando os banners do blog e aproveite essa maravilha que é conhecer o mundo.

Hotel: Booking.com

Ingressos para atrações e passeios: Viator

Seguro viagem: Allianz

Chip Internacional: EasySim4u

8 COMMENTS

    • Vale demais Aline, eu sonho em voltar. Espero que as dicas ajudem. Ah, tem conteúdo aqui no blog sobre a pousada que fiquei, super recomendo! Beijão =)

    • Maria é uma praia incrível,amará com certeza! Seria maravilhoso a gente lá, tiraríamos cada foto massa! Grande beijo ;)

    • Márcia querida, vai se apaixonar, tenho certeza! Que tal marcarmos eu, Otavio, você e Cássio? Se disser que sim, topo reservar uma pousada já! Bjo grande

  1. Irei conhecer Porto Seguro e seus arredores em Agosto, pretendo conhecer Trancoso, mas tenho uma dúvida, irei cedo e quero a aproveitar a noite de lá, tem como voltar a Arraial D ajuda a noite?

    • Márcia tudo bem? Espero que ainda dê tempo! Tem ônibus e van, os 2 funcionam à noite mas não recomendaria o ônibus, pois acredito que demore muito. Optaria pela van ou uber. Aproveite muito esse paraíso de lugar. Bjo grande

Deixe uma resposta